sexta-feira, 1 de maio de 2009

Situação - Fauna de fundo das cavernas

A fauna de fundo de cavernas é caracterizada por platelmintos, minhocas, sanguessugas, mutos crustáceos e insetos, aracnídeos e caramujos. Os vertebrados são representados por peixes, salamandas e morcegos. Os morcegos se refugiam na caverna durante o dia. Geralmente os animais são despigmentados e os peixes são cegos. Muitos insetos e aracnídeos têm cerdas e antenas desmensuradas, não raro densamente revestidas de cerdas. Os besouros têm cerdas distribuídas pelo corpo todo. A umidade constante é de especial importância. O alimento é raro, a escuridão é completa, faltam vegetais.
(LEITÃO, C. M. Zoogeografia do Brasil)


Nossa explicação do ponto de vista evolutivo antes:
Precisamos ainda pegar de volta nossa folha com o outro grupo.


Depois:
Veja no 2 comentário.

2 comentários:

  1. precisamos da interpretação de vcs para discutirmos...

    ResponderExcluir
  2. Bom, já que a nossa folha não foi encontrada nem com o outro grupo nem com o Silas, vou escrever diretamente mesmo o que achávamos antes e o que passamos a pensar depois da explicação:

    Primeiramente, tivemos uma visão lamarckista, pois pensávamos que os animais da caverna se adaptavam a ela. Na verdade, sabemos agora que, por exemplo, as mutações ocorrem aleatoriamente e é impossível as controlar.

    Além disso, os animais estão lá porque sobreviveram à seleção natural, que selecionou os que tinham certa predisposição para melhor viveram naquele ambiente.

    ResponderExcluir