quarta-feira, 6 de maio de 2009

O que leva o consumo das drogas

Não se pode dizer que há uma única razão que leve ao consumo de drogas, mas sim vários fatores que podem influenciar o consumo ou o não consumo. Estes fatores podem ser individuais, sociais, familiares, ambientais,
A curiosidade, a vontade de pertencer a um grupo, o desejo de diversão, o medo da exclusão do grupo, a disponibilidade da droga, a ilusão da resolução de problemas ou até uma representação positiva das substâncias também podem levar ao ingresso no mundo das drogas.
Quem nunca se divertiu ao consumir álcool ou tentou esquecer algum problema tomando um porre que atire a primeira pedra. Se não foi com álcool, pode ter sido com o cigarro, com drogas ilícitas e até mesmo com chocolate e café. Ou ainda, numa fúria consumista, no shopping ou em um sexo bem feito. O fato é: a busca pelo prazer nos move, tendemos a repetir ações agradáveis e às vezes é nesse prazer que encontramos uma forma de fugir das dificuldades. O problema é quando o "gostar muito" se transforma em dependência, e o prazer se transforma em dor.
"O fenômeno de dependência de drogas é algo que se prende à condição humana com diversas finalidades, desde a de apaziguar as dores, as angústias, as tristezas, até o de elevar aos deuses".
É o prazer que explica por que é possível ficar dependente de coisas tão diferentes. Análises de mapeamento mostram que há uma região no cérebro, conhecida como sistema de recompensa, que é ativada por substâncias presentes tanto nas drogas quanto no nosso próprio corpo (hormônios e neurotransmissores) e que são liberadas quando passamos por estresse, excitação, alegria etc."Tudo o que é bom a gente quer repetir. Isso porque o cérebro se lembra que gostou e pede mais".Esse comportamento do cérebro é que nos faz ter motivação para tocar a vida. O que intriga é por qual razão uma boa parcela dos usuários se contenta com o consumo recreativo de drogas e a prática saudável de sexo, por exemplo, enquanto outros tantos caem na dependência. A explicação da neurociência é que, diante de certos comportamentos ou consumo excessivo de uma substância, o sistema de recompensa é ativado ao extremo. Fazendo uma comparação bem simples, é o mesmo que ocorre com o elástico esticado além do limite e que não volta mais ao normal.

“Na próxima vez, aquele mesmo comportamento vai resultar em uma ativação menor do sistema de recompensa, em um prazer menor, e, para conseguir o mesmo grau de prazer que se conseguia antes, vai ser preciso mais daquilo. Jogar mais, fazer mais sexo, usar mais droga, comer mais chocolate".O problema é que essa diminuição do sistema de recompensa gera uma espécie de dificuladade de satisfação. Imagine que, no estado natural, todos temos um nível médio de ativação do sistema de recompensa. Entre os dependentes, o nível fica abaixo do normal. "É por isso que a vida da pessoa passa a orbitar ao redor do vício, que vira idéia fixa. Tudo o que a pessoa faz está centrado em como conseguir mais daquela coisa".





Grupo: Coral animal

Um comentário:

  1. Ola!!
    eu gxtaria de dar a nha opiniaõ acerca do assunto!!
    eu ja consume droga mais de 3 vezes simplesmente por por gozo.. por isso eh k eu axo k naum ha um motivo.
    mZ no meu caso ninguem me obrigou nem tao pouco foi por desespero..
    apenaz foi pelo gozo da coisa...
    no principio soh kria xprmentar pra sbr como eh!!
    dpos pra ver como eh k eu me sentiria, pra ver como seria a nha vda com a droga. eu já esperimentei a cocaina,marijuana e a maconha...
    e mtO sincera-mente naum gxtei da experiencia e espero naum voltar a fzr o uso dstas substâncias...
    axO k a fse de esperimentação e gozo já paxou.. e se eu levar ixo em frente pode até se tornar num vicio...

    ResponderExcluir