quinta-feira, 7 de maio de 2009

Qual a dose necessária para se viciar?

*A nossa apresentação do Power Point ainda será editada, por isso colocarei só os textos aqui


Qual a dose necessária para viciar?

  • Considerações importantes
Após muita pesquisa podemos definir que o vício em cada droga não depende apenas das doses ingeridas, depende da sucetibilidade psicológica de cada pessoa, da genética e da reação de cada organismo que pode, ou não, ter maior facilidade para viciar.


“O vício é variável pela própria natureza da pessoa e pelo grau de afinidade que o ser humano tem com cada droga. Se a afinidade for elevada, como na heroína e no crack, o poder viciante da droga é alto e somente uma dose já pode viciar. A maconha também pode viciar em poucas semanas. O álcool, apesar de levar rapidamente a mudanças de comportamento e ao comprometimento da qualidade de vida, demora anos para viciar.”

---

  • Informações "extras" obtidas


•No caso da heroína, o uso se inicia com duas a oito miligramas e, a partir da quinta dose, já costuma-se estar dependente.

•O crack é a droga que vicia mais rápido, por ser uma mistura de mais de uma droga (inclusive restos de cocaína). Em um mês, em média, cria-se a dependência.

•No caso do ecstasy, após o efeito da droga, geralmente ocorre uma sensação de depressão que dura cerca de dois dias. Há casos de usuários que, para evitar essa reação, consomem a droga cada vez com mais freqüência, o que leva à dependência.

•Depois de uma tragada de cigarro, a nicotina demora apenas nove segundos para chegar ao cérebro e desencadear a liberação de dopamina, neurotransmissor responsável pela sensação de prazer. Isso resulta em dependência química.

•Um alcoólatra é definido como a pessoa que bebe regularmente 2 ou mais bebidas por dia (uma dose de uísque, uma garrafa de cerveja ou 2 copos de vinho, por exemplo). O abuso de álcool na juventude faz com que o jovem fique cinco vezes mais propenso a se tornar alcoólatra na idade adulta.
---

  • Bibliografia

    http://jovempanfm.virgula.uol.com.br/tematicas/jogoaberto/drogas.php \
    http://www.arcadenoe.org.br/drogas/faqs.htm
    http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/drogas/contexto1.html
    http://proavirtualg10.pbworks.com/maconha


Grupo

Beatriz Rodello (nº 5)
Cristina Abrantes (nº 8)
Débora Silva (nº 9)
Gabriela Frade (nº 15)
Gabriela Brizzi (nº 17)
Luísa Figueiredo (nº 25)
Nathália Cordeiro (nº 29)
2ºD

Nenhum comentário:

Postar um comentário