quinta-feira, 7 de maio de 2009

Biologia - Análise da situação das mariposas

A situação dizia que numa determinada região havia a maior presença de mariposas com a cor clara, e com o passar do tempo, passaram a existir mariposas de cor mais escura. Dizia também que nesse tempo o local havia "crescido" e aparecido mais indústrias e "urbanização".

Nossa primeira conclusão foi que essas mariposas se adaptaram ao ambiente, e começaram a "mudar de cor", escurecendo e se adaptando ao ambiente. Dessa forma, depois de já adaptadas, se reproduziam e mantinham essa nova 'forma'.

Depois da explicação, percebemos que, na verdade, algumas das mariposas já possuiam nos seus genes essa característica (ser mais escura) e, por se adaptarem melhor, foram as que conseguiram sobreviver e se reproduzir em maior número, sendo que elas cada vez se adaptavam mais, conforme o ambiente ia ficando poluído e mais "escuro". Esse pensamento mostra que essas mudanças não ocorrem a partir do fenótipo dos seres vivos, só pelo genótipo, ou seja, o fato de haver uma mudança física no ser vivo, não quer dizer que isso passará pras próximas gerações.

Um comentário:

  1. O nosso grupo não conseguiu a teoria que escrevemos originalmente, nem a folha da situação, então coloquei de cabeça o que eu lembrava da situação e qual tinha sido nossa primeira conclusão.

    ResponderExcluir