quinta-feira, 9 de abril de 2009

Síndrome de Turner




34 comentários:

  1. a sindrome de turner esta relacionada à formação dos gametas. quais os tipos de erros podem estar envolvidos?
    por que só acontece em mulheres?
    e quanto à presença de cromatina sexual?
    é importante entendermos esses conceitos e discutirmos porque alguns dizem que esta é o contrario da sindrome de klinefelter...

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Porque na sindrome de turner, a pessoa nasce com apenas um cromossomo X (monossomia do cromossomo X).

    Para ser homem, é obrigatória a presença de um comossomo Y, pois ele permite que a testosterona e outros hormonios exclusivamente masculinos sejam criados.

    Logo, se não há um cromossomo Y, a pessoa automaticamente torna-se mulher.

    ResponderExcluir
  4. Os portadores da síndrome não possuem cromatina sexual, são monossomicos, ou seja, em exames de seu cariótipo revelou a presença de 45 cromossomos, sendo a presença do par de sexuais só há um X, assim o cariótipo representado (45,X)

    Tá certo?

    ResponderExcluir
  5. Em geral, o erro que resulta em Tuner é a não-disjunção do espermatozóide, ou seja, um dos gametas participantes da fecundação apresenta um cromossoma a menos(monossomia do cromosso X).O cariótipo é 45,X ;portanto, a portadora não apresenta cromatina sexual.

    A ausência de um cromossomo sexual determina baixa estatura, não desenvolvimento do ovário e dos caracteres sexuais secundários, pescoço alado e má formação aórtica.Estas caacterísticas comprovam que a síndrome de Tuner não é oposta a de Klinefelter.

    ResponderExcluir
  6. Pelo que entendi a srindrome de turner acontece por que um dos gametas não tinha o cromossomo X ou Y.

    Isso acontece devido a um erro na mitose, por que quando esse gameta se formou, ao invés de sua célula formadora(com cromossomo XX nas mulheres e XY nos homens) se dividir em duas e jogar um desses cromossomos pra cada lado, ela joga os 2 pra uma célula só e a outra fica sem nenhum.

    O gameta que ficou com 2 cromossomos (XX ou XY) dá origem a sindrome de klinefelter, enquanto o gameta que ficou sem esses cromossomos dá origem a sindrome de tuner, por isso se diz que uma sindrome é o contrário da outra.

    Caso o gameta sem o cromossomo seja o óvulo, a sindrome de tuner só irá existir se o espermatozóide conter o cromossomo X. Se ele conter o cromossomo Y o nascimento não será possível, pois uma pessoa pode viver sem o cromossomo Y, mas não sem o X.

    ResponderExcluir
  7. Felipe a sua consideração sobre o erro na divisao é bem interessante, mas precisamos rever o tipo de divisão que forma os gametas.
    leia as informaçoes acima sobre a relação turner e klinefelter.
    parabens pela participação!

    ResponderExcluir
  8. Opa confundi... xDD

    O tipo de divisão que forma os gametas é a meiose e não a mitose =P

    ResponderExcluir
  9. A sidrome de turner, interfere somente em cromossomos sexuais(no caso, a falta do cromossomo X)totalizando em 45 cromossomos, como não há interferencia no cromossomo Y, somente mulheres serão afetadas pela sindrome!
    Como o problema se da na falta do cromossomo sexual, não irá interferir na mentalidade das pessoas!E caracteristicas como o infantilismo sexual irão aparecer, não haverá mentruação e serão esteras!

    ResponderExcluir
  10. - A idade da mãe influencia nas chances de ter um filho com sindrome de turner? E a do pai?

    ResponderExcluir
  11. quase todas as sindromes estao relacionadas a idade materna.

    Portanto, é muito provável que asindrome de turner esteja associada a aumento de idade materna em todos os casos humanos.

    na minha opiniao isso fato da idade esta relacionado aos ovocitos envelhecidos.

    Axo q se tem, sao raros os casos q a idade do pai seja um determinante para a geraçao de filhos com a sindrome de turner.

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Jessica a Sindrome de Turner ocorre tanto na ovulogenese quanto na espermatogenese desse modo eu penso que no fato de ocorrer na espermatogenese, o pai é sim um determinante para a geração de filhos com Síndrome de Turner, e acredito que idade influencia para que ocorra a não-disjunção do cromossomo na anafase I (meiose).
    *Acho que é isso se estiver errado me corrigam.

    ResponderExcluir
  14. Ei Wend....acho que nao....porque os espermatozoides....estão sempre se renovando....acho que é só a idade da mãi que importa.... ou estou cometendo um equivoco?

    ResponderExcluir
  15. opa....é mãe ali em cima...digitei errado

    ResponderExcluir
  16. n Na verdade ninguém conhece a causa da Síndrome de Turner. A idade dos pais das portadoras de Síndrome de Turner provavelmente não é importante e não foram identificados fatores hereditários. Axo que não tem o que os pais possam fazer para evitar que suas filhas tenham essa Síndrome.

    ResponderExcluir
  17. Sim Bruno não tem mesmo o que os pais possam fazer para evitar, mas na verdade conhecemos sim a causa, ele ocorre por causa da não-disjunção dos cromossomos no periodo da anafase I da meiose(pré-zigóticas) e também pode ocorrer na mitose no periodo da anafase onde ocorre o não-rompimento do centrômero ou da perda de algum cromossomo por não ter ele se ligado ao fuso.
    No comentário acima que eu citei que o pai pode ser sim um determinante na geração de filho com Sindrome de Down pelo fato de ocorrer também na espermatogenese (processo que ocorre a formação dos gametas masculinos)escrevi também que a idade influencia mais essa afirmação foi uma suposição.

    - Gostaria de saber se da pra identificar se o erro foi na espermatogenese ou na ovulogenese e se é porporcional os casos de espermatogenese e ovulogenese.

    - Sabemos que a ovulogenese é provido do envelhecimento dos ovócitos e a espermatogenese?

    ResponderExcluir
  18. Pelo que entendi ovulogenese e espermatogenese não são doenças, todos fazemos, é o ato de se gerar os óvulos e espermatozóides.

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  20. Wend....www.wikipedia.org/ pra voce ;D

    ResponderExcluir
  21. Concordo com o que a Jéh disse, as síndromes estão relacionadas a idade materna. Tanto que "o melhor período" para uma mulher engravidar é dos 14, 15 e 16 anos (ou logo após a primeira menstruação), pois os ovócitos estão todos "maduros OU novos"(não sei qual o termo certo), e assim tem menos chances de erros. Já qdo a mulher vai envelhecendo, acumulá-se erros e por isso tem mais chances dos erros acontecerem.

    ResponderExcluir
  22. Felipe eu sei que a ovulogenese e a espermatogenese não são doenças e que todos fazemos, mas os erros da não-disjunção ocorre nesses processos.(desculpa mais é que não formulei direito as perguntas no comentário acima).

    -Gostaria de saber se da pra identificar se o erro da não-disjunção do cromossomo ocorreu na espermatogenese ou na ovulogenese e se é porporcional os casos de erros na espermatogenese e ovulogenese.

    -Sabemos que o erro da não-disjunção na ovulogenese é provido do envelhecimento dos ovócitos e na espermatogenese?

    acho que agora ficou mais claro =D

    ResponderExcluir
  23. A sindrome de tuner ocorre pela falta de um cromossomo X ( na meiose, uma das celulas nao recebe o cromossomo X ), e é por isso que só se desenvolve na mulher.
    Como consequencia, a mulher/ menina nao desenvolve normalmente sua 'sexualidade', o que podemos chamar de infantilismo.

    ResponderExcluir
  24. Assim como a Jéssica e a Gabi, eu acredito que a maioria das síndromes,inclusive a de Turner, tem grande relação com a idade em que a mãe gera o bebê, pois de acordo com a natureza, o certo seria que a mulher gerasse seus filhos quando tem sua primeira menstruação e seus gametas estão com poucos erros acumulados sendo que quanto mais velha a mulher fica, maior a chance de erros transmitidos para seus gamêtas e assim, maior a chance de um bebê com alguma síndrome.

    ResponderExcluir
  25. Eu acho que o Wendel tá certo, a sindrome pode ser causada tanto por erros na ovologenese quanto na espermatogenese, como as imagens na postagem de Klinefelter indicam.
    Os dois podem ter o erro na Anafase I que é dentro da meiose, onde os cromossomos sexuais não se separam e vão para a mesma celula, enquanto a outra fica sem nenhum cromossomo sexual, ao se juntar com o espermatozoide ou o ovulo perfeito ele pode ficar ou com apenas um cromossomo Y (somente nos casos onde o espermatosoide é o perfeito, sendo assim o erro foi na ovologenese) e o ovolo morre ou um cromossomo X (que pode ser tanto do ovulo quanto do espermatozoide), causando a sindrome de Turner.

    - Mas eu também não sei se como a ovologenese a espermatogenese também pode ser influênciada pelo fator da idade.

    ResponderExcluir
  26. Acho que a idade da mulher influencia sim, mas não sei se a idade do homem tb vai influenciar ou não, ainda que pra mim pareça claro (posso estar enganada) que os erros podem ocorrer tanto na ovologênese quanto na espermatogênese.

    ----

    A síndrome ocorre por erros na Anáfase I, onde há a não-disjunção dos cromossomos.
    Quando há a separação, um gameta (?) vai receber um cromossomo X ou Y a mais, e o outro não vai receber o segundo cromossomo, ficando só com o X, ou seja, vai gerar uma mulher (cromossomo X, sem o Y não há como ser um indivíduo do sexo masculino) com erros genéticos (cariótipo 45, X0).

    ----

    Acho que não há cromatina sexual... mas ainda não entendi muito bom o que seria exatamente.

    ResponderExcluir
  27. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  28. nhaim....não sei...concordo com a Debi que o erro pode acontecer na espermatogênese também, porque assim pode acontecer de um espermatozoide "sair" com a cromatina sexual XY e um sem nenhuma cromatina, então quando esse espermatozóide fecundar o óvulo que contém um X esse zigoto(é isso mesmo ou to enganada??) terá somente um X, caracterizando assim a síndrome de turner...

    ResponderExcluir
  29. O erroque ocasiona a sinromede Turner pode aconecer tanto na ovologênese quanto na espematogênese. Assim a sindrome pode ocorrer quando há a fecundação de um óvulo 23X por um espermatozóide 220, e, quando há a fecundção de um óvulo 220 por um espermatozóide 23X. Isso está certo?

    ResponderExcluir
  30. Acredito que está certo sim nath =]

    Soh da uma separada nos números de cromossomos que eu pensei que fosse 220 cromossomos invés de 22 0. xD

    ResponderExcluir
  31. Acho que tá certo sim, Nath =D
    *eu tb pensei que fosse 220 ._. *

    ResponderExcluir
  32. Adorei a discussão de vcs!
    vcs realmente utilizaram o blog para produzir conhecimento.

    algumas dúvidas os proprios colegas esclareceram, outras a ciencia ainda não tem resposta.

    ResponderExcluir
  33. como é a vida de uma pessoa com sindrome de turner? ela tem retardos mentais ?

    ResponderExcluir