quinta-feira, 2 de abril de 2009

Mitose X Câncer - Biologia

Resumo da apresentação de biologia: "Mitose X Câncer".

(clique nas imagens para amplia-las)

49 comentários:

  1. Grupos, a questão do desenvolvimento de cancer está intimamente ligada à divisão celular descontrolada das células.
    O que pode desencadear esse processo?

    ResponderExcluir
  2. Este processo de divisão descontrolada, pode ser desencadeado, por agentes cancerígenos, como: o consumo excessivo de bebidas alcólicas e o consumo diario de cigarros, além de, uma má alimentação, exposição a radiação, etc.
    Outro processo que pode desencadear o câncer é o envelhecimento celular, ou seja, com o acumulo de mutações desencadeia a "multiplicação desenfreada".

    ResponderExcluir
  3. Eu penso que o câncer se dá pela divisão descontrolada das células e nesse ponto os checkpoints não dão conta de checar se a célula esta se dividindo corretamente.

    ResponderExcluir
  4. Porque os períodos G1 e G2 não conseguem identificar e destruir o erro no período S???

    ResponderExcluir
  5. Qual a diferença entre câncer e tumor?

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Tumor é o aumento de tamanho em algum tecido do corpo, chamado também de neoplasia, pode ser de dois tipos: benigno ou maligno.
    O câncer é uma neoplasia maligna, ou seja, todo câncer é um tumor, porém nem todo tumor, é um câncer.
    Tá certo?? =S

    ResponderExcluir
  8. O câncer acontece quando ocorre um erro que não é reconhecido nos checkpoints, daí as células continuam o processo e se dividem descontroladamente... e aí forma o tumor, que pode ser malígno ou benígno (pode se espalhar e "tomar conta de outros órgãos" ou não).

    Seria isso? õO

    ResponderExcluir
  9. queridos, estou bem feliz com a discussão que vcs continuaram...
    prosseguindo o q vcs discutiram o tumor sempre envolve uma multiplicação celular. é a presença de tumor que caracteriza o cancer. existem dois tipos de benigno ou maligno. quais as diferenças entre estes?

    ResponderExcluir
  10. Silas, todos os fatores que o verley citou fazem com que os checkpoints sejam perdidos e portanto nao exista mais controle do ciclo celular!

    ResponderExcluir
  11. O tumor benigno se multiplica com uma velocidade menor, sendo que este não invade outros tecidos, ao contrário do maligno....

    certo? =x

    ResponderExcluir
  12. A diferença é qe o tumor benigno se multiplica com menos agressividade do qe o tumor maligno, já o tumor maligno tem a tendência de se multiplicar e se espalhar pelo corpo, por exemplo: um tumor maligno no estômago pode se espalhar por todo sistema digestório, ja o benigno fica ''estático'' no estômago.

    corrijam se estiver errado ;D

    ResponderExcluir
  13. no tumor maligno as células cancerigenas se espalham pela corrente sanguinea e podem se espalhar pelo corpo todo. Um exemplo eh o cancer de pele, onde as celulas canccerigenas s encontram na pele, mas elas podem cair na corrente sanguinea e ir parar em outras partes do corpo.

    ResponderExcluir
  14. Pelo que entendi o tumor benigno é um tumor que cresce descontroladamente, porém com uma velocidade pequena e que fica retido a uma determinada região que não afeta regiões vitais do corpo.

    O maligno é um tumor que cresce descontroladamente, numa velocidade grande e que pode se espalhar para areás vitais, pela corrente sanguínea por exemplo, fazendo com que as células desse tumor cheguem a um novo tecido, se reproduzindo e formando novos tumores.

    ResponderExcluir
  15. O câncer de pele seria um tumor maligno, pois ele se espalha pelo corpo (através da corrente sanguínea?) e pode antigir o cérebro.
    Certo?

    ResponderExcluir
  16. acho que sim ' mas tem curaa num ée ??'
    os tumores malignos só atingem orgãos sólidos como : pancreas, figado , pulmão

    eu acho '

    ResponderExcluir
  17. Eu sei que tumores podem atingir qualquer célula, portanto qualquer parte do corpo.

    Não tenho certeza onde os tumores malignos podem atingir, mas acredito que seja também em qualquer parte do corpo, ou chegar a qualquer parte pela corrente sanguínea...

    Acho que tem tumores benígnos que podem se tornar malígnos também, então mesmo os tumores benígnos devem ser tratados para não se agravarem...

    Certo?

    ResponderExcluir
  18. Os tumores surgem a partir de que tipo de divisão?

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  20. Eles surgem na mitose, se não me engano na metáfase, se a célula estiver com defeito e não for "encontrado" em nenhum dos chekpoints ele começa a dar origem a outras células com defeito e dividir-se descontroladamente...
    Acho que é assim...

    ResponderExcluir
  21. Existe algum jeito do tumor se espalhar sem ser pela corrente sanguínea?

    ResponderExcluir
  22. O Câncer ao contrario da maioria das doenças não é causado por patógenos extra-corpóreos, mas sim, pelo crescimento descontrolado e irregular de células anormais do próprio organismo, que se dispersam para outros órgãos, por extensão direta ou por disseminação à distância, que pode ocorrer através da corrente sanguínea e dos vasos linfáticos.

    ResponderExcluir
  23. Mas na minha opiniao os vasos linfaticos estao relacionados com a corrente sanguinea.

    Dessa forma, eu acho q o cancer se espalha apenas pela corrente sanguinea..

    nao sei se esta certo,foi a conclusao q eu cheguei...se estiver errado, corrijam por favor

    ResponderExcluir
  24. ninguem flo da cura, e na minha opiniao eh um ponto importante.

    Como o câncer é um grupo de doenças que se caracterizam pela perda do controle da divisão celular e pela capacidade de invadir outras estruturas orgânicas,sua cura eh melhor sucedida em estagios iniciais da doença,antes dela se 'proliferar' pelo corpo.

    mais da metade dos casos de cancer ja possuem cura por meio de tratamentos como a radioterapia ou quimioterapia.

    Mas a melhor forma de luta contra o cancer eh a prevençao, como manter uma boa alimentaçao, diminuiçao do tabagismo e do consumo de bebidas alcoolicas entre outros.

    ResponderExcluir
  25. Existe alguma relaçao entre levar uma "pancada" e a produçao desenfreada de celulas cancerigenas?

    ResponderExcluir
  26. Acredito que pouca... Quando vc leva uma pancada, células morrem. As células que morrem precisam ser repostas, então outras células de mesma função fazem mitose para isso.

    Quanto mais o corpo faz mitose mais chance de ocorrer um erro e gerar um câncer... mas acredito que a chance de vc gerar um câncer por causa de uma pancada são mínimas... Caso contrário coitado do bozo depois que caiu de moto =/

    ResponderExcluir
  27. engraçado felipe.auhuaauha

    eh q eu tive um caso na familia,onde por meio de um tombo, a pessoa bateu o seio.

    depois de alguns dias formou-se um caroço na regiao e quando foram feitos exames, detectou-se um tumor no local em questao.

    o medico pressupos q houvesse relaçao devido a formaçao de um nodulo na regiao da batida e que em questao de uma mes, o mesmo multiplicou-se.

    ResponderExcluir
  28. acho que depende do lugar e da intensidade da pancada .

    mas não é impossivel '
    mas ai nãio seria criado um tumor benignoo né ?

    ResponderExcluir
  29. É também acho que depende muito da itensidade e do lugar e mesmo assim sua parente teve muitooo azar =/

    Mas o que ela teve foi câncer mesmo? Ou tumor benígno? Cisto? Caroço?

    ResponderExcluir
  30. A diferença entre o tumor benigno e maligno é a velocidade do aumento do tecido afetado, podendo medir assim sua "agressividade". Pode-se dizer que no tumor benigno, as células ficam como que envolvidas por uma membrana que impede que elas se desenvolvam e espalhem tanto; ao contrário do maligno que pode, por exemplo, começar no estômago e espalhar-se por todo o sistema digestório ou qualquer outra parte do corpo em pouco tempo.
    Então acho que o cancêr de pele é maligno

    ResponderExcluir
  31. Em algumas situações, a prótese de silicone dificulta a mamografia, aumentando o número de incisões para diagnosticar o tumor, existem duas ou três condições que ao apalpar, parecem câncer, mas não são.
    Uma delas é a necrose de gordura, quando se sofre pancada na mama, a gordura forma área de fibrosee gera o mesmo aspecto radiológico.

    ResponderExcluir
  32. hey, Jéssica.No caso dessa pessoa da sua família era câncer mesmo?

    ResponderExcluir
  33. Bom, na aula,a professora disse que um dos maiores perigos do câncer de pele,é o fato de que as células cancerígenas podem se espalhar pelo corpo,sendo que em um tipo desse câncer, essas células vão para o cérebro pela corrente sanguínea, eu queria saber se em todos os tipos de câncer essa metástase tem uma destinação certa.

    ResponderExcluir
  34. Bruno, todo câncer é maligno. Tanto de pele quanto do dedinho do pé.

    ResponderExcluir
  35. soh tumor que pode ser beligno ou maligno ;)

    ResponderExcluir
  36. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  37. ESTE TIPO DE DOENÇA PODE SER FATAL EM ALGUNS CASOS POIS UM ESTA RALACIONADO AO HOMEM (KLINEFELTER) e OUTRO A MULHER QUE É A DE Turner.
    A casos também como o down que afeta o cérebro da pessoa atrasando-a mentalmente.

    ResponderExcluir
  38. "mais da metade dos casos de cancer ja possuem cura por meio de tratamentos como a radioterapia ou quimioterapia."

    Acho que falar que já existe "cura" para o câncer não está certo...
    Existe tratamento para desacelerar o processo e a destruição ou remoção do tecido afetado. Mas a cura em si ainda não existe pois ninguém consegue controlar o ciclo celular (ainda). E tratamentos como a quimioterapia são extremamente ofensivos ao corpo e só são eficientes no começo do tratamento (acho), se ele não elimina o câncer, ele apenas retarda seu crescimento e ploriferação...
    Deve ser por isso que existem pacientes em estado terminal, pois nem com tratamento é possível controlar o câncer, já uma cura deveria eliminar o câncer por completo em qualquer estágio.
    Espero que eu esteja certo ;)

    ResponderExcluir
  39. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  40. surgiu um cisto e depois desenvolveu-se o cancer

    ResponderExcluir
  41. Só para acrescentar....Este foi o problema discutido que atingem maior número de pessoas, ta certo?

    ResponderExcluir
  42. Eu concordo sobre a cura... ela ainda não existe, assim como não existe cura pra grande maioria das grandes doenças que os seres humanos podem apresentar (por isso são grandes doenças, certo?), só existem maneiras de aliviar os sintomas e/ou retardar o grau mais avançado da doença.
    Acredito que o tumor "se alastra"a partir da corrente sanguínea, sim... não haveria outra forma, a não ser que fosse pelos tecidos dos órgãos, mas não acho que aconteça.

    Uma coisa... os tumores que aparecem em determinadas partes do organismo (nos seios, na pele, etc), sempre "buscam" determinadas partes do organismo para se alastrar, ou continuam a partir dos órgãos que estão próximos?

    ResponderExcluir
  43. eu acho que eles ''buscam'' determinadas partes do organismo para se alastrar, como no câncer de pele, pode atingir o cérebro, mas tbm poderia atingir o figado, pâncreas e etc se n buscasse uma determinada parte.
    eu acho né =P

    ResponderExcluir
  44. "Parenteses totalmente desnecessário..."

    Álvaro... WTF??!!

    ResponderExcluir
  45. Grupos, a questão do desenvolvimento de cancer está intimamente ligada à divisão celular descontrolada das células.
    O que pode desencadear esse processo?


    O consumo de drogas e bebidas está ligado ao Cancer, principalmente o de boca e faringe.
    Ocorre tambem quando os check points nao conseguem identificar uma mutaçao na celula, deixando ela se multiplicar e ficar descontrolada em sua divisao.
    Os mais velhos têm mais risco de obter o cancer, já que suas celulas já sao mais velhas e uma serie de mutaçoes que os check points nao conseguiram identificar vão se acumulando ao passar dos anos.

    Felizmente hoje o cancer tem tratamento e alguns até a cura, como o cancer de mama.
    Tenho uma tia que teve o cancêr de mama... Ela operou, se tratou e hoje está curada, apesar de estar sem uma das mamas.

    ResponderExcluir
  46. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  47. Fiz um exame , o resultado deu 4 mitoses em 10 locais de grande aumento, o que isso quer dizer?

    ResponderExcluir