sábado, 4 de abril de 2009

Síndrome de Klinefelter - Biologia




























22 comentários:

  1. Vamos começar a discussão...
    As imagens postadas são muito esclarecedoras para o entendimento do trabalho.
    Quais as conclusões sobre o sexo dos indivíduos? Justifique.
    Por que as pessoas que apresentam síndromes derivadas de cromossomos sexuais apresentam-se estéreis?
    Considerar as fases em que não houve disjunção para causar as sindromes.
    Como os cariótipos estão relacionados com a Cromatina sexual ou Corpusculo de Barr (cromossomo X que não descondensa durante a intérfase)?
    Espero as dúvidas e comentários!!!

    ResponderExcluir
  2. O sexo dos individuos é definido pelos cromossomos sexuais (x e y), logo, quando ocorre uma aberração na divisão desses cromossomos, há um problema com o sexo do indivíduo.
    A partir do conceito de que esse cariótipo (no caso de Klinefelter, 47) não é o cariótipo comum da espécie humana (a qual o cariótipo é 46) a reprodução não é possível para que não se perpetue uma espécie humana com outro cariótipo anômalo.
    A fase da mitose onde ocorre o erro é a Anáfase I, que é onde os cromossomos emparelhados são separados. Para ocorrer a Síndrome de Klinefelter os cromossomos X e Y do homem, ao invés de um ir para um lado e outro para o outro, ambos vão para um lado só. Dessa forma, quando o espermatozóide com os cromossomos X e Y germinarem o óvulo, irá originar um indivíduo com Síndrome de Klinefelter e quando o espermatozóide sem nenhum cromossomo sexual germinar o óvulo, irá originar um indivíduo com Síndrome de Turner.
    Ao originar um indivíduo com um cromossomo sexual X a mais, o seu cariótipo passará a ser 47, ao invés de 46 que é o comum da espécie humana.
    Para mim ainda não ficou claro o conceito de Corpúsculo de Barr.
    xP escrevi muita coisa errada, professora??

    ResponderExcluir
  3. Bom este assunto é muito importante pois trata de uma doença que é genética e isto afeta o sistema meiótico, pois no processo de divisão ocorre que as fibras meióticas puxam dois cromossomos fazendo com que nasçam com esta doença chamada klinefelter.
    Gerando pessoas(homens)com características femininas gerando, assim, problemas com a sociedade, pois desconfiam de sua masculinidade por que possuem corpos com forma uma pouco mais afeminadas e (também são estérios)e como forma de tratamento é utilizado hormônios masculinos fazendo assim com que voltem a ter corpos com forma masculina!!!

    ResponderExcluir
  4. Por que as pessoas que apresentam síndromes derivadas de cromossomos sexuais apresentam-se estéreis?

    Essas pessoas são estéreis para o erro genético que elas apresentam, não se passe para outra pessoa, sendo que todas as celulas da pessoa tem o cromossomo XXY ou só X, se feita as celulas de reprodução esse erro genetico vai ser passado para os filhos dessas pessoas, para isso não ocorrer, elas não produzem celulas reprodutoras.

    ResponderExcluir
  5. Por que as pessoas que apresentam síndromes derivadas de cromossomos sexuais apresentam-se estéreis?

    Na minha opinião, as pessoas que apresentam síndromes derivadas de cromossomos sexuais apresentam-se estéreis para nao gerar individuos com as mesmas caracteristicas, ou seja, a pessoa fica esteril para não transmitir a anomalia cromossomica de geraçao em geraçao.
    Isso porque as sindromes sao decorrentes de anomalias cromossomicas, que são transmitidas aos descendentes por meio das informaçoes geneticas.Logo,as pessoas com sindromes são esterei com o intuito de nao gerar novos individuos possuidores de anomalias cromossomicas, ou seja, é uma forma de não propagar a síndrome.

    ResponderExcluir
  6. O sexo é determinado pelos cromossomos X e Y, sendo que se organizam em pares XX ou XY. A divisão errada dos cromossomos, faz com que aconteçam diferentes "combinações" e, consequentemente, "deficiências" que causam aberrações genéticas. Quando a pessoa possui um erro genético, ela é diferente da maioria dos indivíduos da espécie humana, ou seja, esse erro prejudica a espécie. Desse modo, devido ao erro do cariótipo, o indivíduo se torna infértil, para que esse erro não se propague.
    A síndrome ocorre durante a divisão, quando o X e o Y vão para o "mesmo lado" e o outro fica "sozinho", ou seja, passa a ter uma característica mais, o cariótipo passa de 46 para 47.
    As duas últimas perguntas não sei responder direito. =/
    Muito errado? =P

    ResponderExcluir
  7. Fe quando vc diz cariotipo se referindo ao numero de cromossomos, indique somente por numero. a definicao de cariotipo inclui a caracterização dos cromossomos.
    vamos mudar o termo "germinar" por fecundar. o que acha?
    Vc falou em nao disjunção na anafase 1 mas o erro tb pode ocorrer na anafase 2, com a nao disjuncao das cromatides.
    vamos ver se nas proximas discussoes esclarecemos o conceito da cromatina sexual.

    ResponderExcluir
  8. alvaro, porque para explicar se escreve junto.
    os individuos sao estéreis!!!

    ResponderExcluir
  9. pessoal, vcs entenderam alguns conceitos bem direitinho!!!
    aí vao mais algumas perguntas para discutirmos:
    o erro que gera as sindromes sexuais estao relacionadas a ovulogenese ou espermatogenese (formação de ovulos e sptz)?
    e a cromatina sexual? o q é? como aparece em individuos normais e naqueles com aberrações cromossomicas?

    ResponderExcluir
  10. Bom, quando a não-disjunçao é pré-zigotica (ou seja antes da formação do gameta) pode ser que a tenha ocorrido tanto na espermatogênese quanto na ovulogênese. Na espermatogênese o “gameta” com o cromossomo em excesso, ao invés de ter apenas um dos cromossomos do homem, terá dois cromossomo paterno e um materno. Na ovulogenese, o “gameta” com o cromossomo em excesso terá dois cromossomos paternos e um materno, ou terá dois cromossomos maternos e um paterno.

    A cromatina sexual é quem possui as características genéticas em que definirá o sexo da criança, (xx quando for mulher e xy quando for homem) além de nos permite identificar anomalias cromossômicas sexuais durante o período de interfáse, ou seja quando há variações numéricas ou estrutural nos cromossmos, essas variações numéricas podem ser tanto euploidias, que vão dar origem a células com n° de cromossosmos múltiplos do n° de haplóides, quanto anaeploidias que vao originar células em que pode ter falta ou excesso de cromossomos.

    é isso?

    ResponderExcluir
  11. - o erro que gera as sindromes sexuais estao relacionadas a ovulogenese ou espermatogenese (formação de ovulos e sptz)?

    Acredito que nos dois casos. Quando estão relacionadas com a ovulogenese, o gameta pode ter ou dois cromossomos XX ou nenhum desses cromossomos. Quando estão relacionadas com a espermatogenese, o gameta pode ter ou dois cromossomos XY ou nenhum desses cromossomos.

    ResponderExcluir
  12. as pessoas que apresentam síndromes derivadas de cromossomos sexuais são estéreis, pois há um erro no cromossomo sexual fazendo com que não haja condições naturais para se exercer as caracteristicas de fertilidade!

    ResponderExcluir
  13. Cromatina sexual, também chamado de corpúsculo de Barr, é o nome dado ao cromossomo X inativo e condensado das células das mulheres.
    Nos seres humanos cada célula feminina possui dois cromossomos X (um de origem materna e outro paterna), acontecendo condensação ao acaso de um destes cromossomos. No gênero masculino, exceto a ocorrência de síndrome de Klinefelter, os organismos não apresentam cromatina sexual.

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. O qu eu entendi eh q as sindromes sexuais podem ocorrer tanto qnd tem erro na espermatogenese qnt na ovulogenese.

    o erro na espermatogenese faz com que se crie 1 sptz com 2 cromossomos sexuais (XY) e outro sem nenhum desses cromossomo sexual

    ja o erro da ovulogenese faz com se forme um gameta com e cromossomos sexuais(xx)e outro sem nenhum..

    bom nao sei se ta certo..fiquei com duvida nessa questao...

    ResponderExcluir
  16. Sim Jessica está correto...

    Vale lembrar que quando o erro é na espermatogenese e o sptz com o cromossomo sexual XY se junta com o gameta X da mulher, ocorre a Sindrome de Klinefelter (XXY), caso o sptz com nenhum cromossomo se junte ocorre a Sindrome de Turner(X)(chamada oposta da de Klinefelter).

    Já quando ocorre na ovulogenese a variedade de Sindromes é maior. Se o óvulo com o cromossomo XX se junta com o sptz com o cromossomo Y também ocorre a Sindrome de Klinefelter (XXY), e se ele se junta com o sptz com cromossomo X ocorre a Sindrome de Triplo X(XXX). No entanto quando o ovulo sem nenhum cromossomo se junta com o spzt de cromossomo X também ocorre a Síndrome de Turner (X), e se juntar-se com o Y a célula morre.

    Não podemos esquecer que a Sindrome de Klinefelter não ocorre somente na não-disjunção da meiose, ela pode ocorrer também na não-disjunção da mitose do zigoto (pós-zigóticas) que decorre do não-rompimento do centrômero no início da anáfase ou da perda de algum cromossomo por não ter ele se ligado ao fuso.

    ResponderExcluir
  17. Já que as perguntas foram muito bem respondidas, vou apenas comentar...

    bom, acho que essa é uma das síndromes mais difíceis de ser aceita pelos portadores (homens são afetados), porque pode trazer um certo receio destes, já que adquirem algumas características físicas femininas, além de serem inférteis.E como se trata de uma síndrome,não tem cura, mas pode ser tratado com hormônios de testosterona. O número de indivíduos com a síndrome que possui problemas psquiátricos é elevado, porque podem se sentir "menos homens" que os demais, tendo comportamentos anti-sociais.

    ResponderExcluir
  18. Concordo com a Priscila,afinal se o físico do ser humano é alterado, a tendencia é a mudança da mente da pessoa também!Ela é uma síndrome déficil principalmente pelo preconceito que o índividuo sofre, gerando complicações!Mas nã devemos nos esquecer dos problemas mais sérios como no caso a infertilidade!

    ResponderExcluir
  19. Sobre a cromatina sexual a Jeh já explicou muito bem (acho)...
    COm relação à ovolugênese ou à espermatogênese, tb. já explicaram, mas vou só comentar sobre isso. Pode ocorrer em qualquer um dos dois casos, sendo que existem mais "variedades de erros" no caso da ovolugênese, já que o X acaba sendo o essencial pra existência do ser humano (sem ele o organismo vai morrer). No caso da espermatogênese, só poderá gerar a síndrome de Klinefelter ou a de Turner.

    Com relação aos problemas causados pela síndrome, acho que podemos dizer que não existem problemas EXTREMAMENTE graves, com exceção da dificuldade de aprendizagem. O resto, pode ser resolvido/melhorado com os hormônios e aulas de "fala", o que não são problemas absurdos, ainda que possam causar constrangimentos.

    ResponderExcluir
  20. O sistema do blog foi muito bom para o estudo, pois deu para tirar dúvidas e fazer comentários pela própria internet *o*

    1voto pra ter estudo de blog no bimestre que vem \o/

    ResponderExcluir
  21. A sindrome de Klinefelter é ao contrario da sindrome de Tuner.
    Ela ocorre quando o ovulo tem XX(erro na divisão cel. da mae ) e o espermatozoide Y.
    e quando o ovulo é fecundado pelo Y, acaba ficando XXY.
    ou seja, a sindrome ocorre somente em homens, e por ter 2X, têm algumas caracteristicas femininas, como o corpo mais curvilineo e tal... mas isso pode ser tratado e o homem pode viver uma vida quase normal, já que o portador da sindrome tem uma dificuldade de aprendizagem.

    ResponderExcluir