quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Resumo Fungos na indústria farmacêutica

¨Os fungos auxiliam na produção de medicamentos , denominados antibióticos O primeiro antibiótico, a penicilina, foi descoberto por acaso por Alexander Fleming, que reparou que numa determinada cultura de bactérias, contaminada por uma determinada espécie de fungos, as bactérias não se desenvolviam.A descoberta dos antibióticos revolucionou a medicina, tendo efeitos decisivos sobre a saúde humana e a expectativa de vida da população. De um golpe, passaram a ser curáveis doenças que antes eram letais. Certos fungos produzem toxinas poderosas, que vêm sendo objeto da pesquisa farmacêutica.Muitos fungos produzem substâncias denominadas ciclopeptídios, capazes de inibir a síntese de RNA mensageiro nas células animais. Outro medicamento de grande importância para a medicina moderna isolado a partir de um fungo é a cyclosporina, que torna possível os transplantes de órgãos ao reduzir a rejeição dos órgãos transplantados pelo sistema imunológico. Inicialmente empregados apenas como agentes antibacterianos, hoje os metabólitos fúngicos têm diversos usos, incluindo a biossíntese de colesterol.
¨Os fungos produzem outros metabólitos - como enzimas, proteínas, vitaminas etc., - que no laboratório são transformadas em princípios ativos para numerosos medicamentos.
¨Alguns exemplos de antibióticos :, Penicilina , Cyclosporina, Lodamina ,Penicilina G cristalina, Penicilina G procaína, Penicilina G benzatina, Penicilina V, Ampicilina , Ampicilina , Oxacilina

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Relações Biológicas dos Fungos

Tô colocando o trabalho todo porque não fizemos o slide resumo... vou ver se depois faço um slide resumo pra colocar aqui.

sábado, 24 de outubro de 2009